sexta-feira, 27 de junho de 2008

A ética na investigação em educação

O comportamento ético do investigador tem de estar presente em todas as fases do processo de investigação.
Assim, os investigadores em educação não podem falsificar ou alterar os dados de uma pesquisa e devem respeitar os direitos de autor de todo o material que lhes for fornecido. Devem transmitir os resultados obtidos a todos aqueles a quem os mesmos possam interessar com o cuidado de não generalizar conclusões que não possam ser generalizadas.
Os investigadores devem manter a confidencialidade dos participantes na investigação e estes devem ser informados de todas as possíveis consequências que possam advir do processo. Deve haver igualmente o cuidado de evitar danos ou constrangimentos nos participantes como consequência da investigação.
É importante, para que os resultados da investigação possam ser validados, que o investigador seja coerente e objectivo em todos os passos da investigação, elaborando entrevistas que não conduzam os entrevistados às respostas que o entrevistador pretende obter e seleccionando os participantes de forma isenta e representativa.
Além destas normas éticas é essencial que o investigador tenha presente as leis de direitos de autor a que se encontra obrigado e a necessidade de autorização de todos os intervenientes para utilização dos dados obtidos através dos mesmos.

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