sexta-feira, 27 de junho de 2008

Apresentação de resultados de análise quantitativa

A análise quantitativa de dados baseia-se na transformação da informação que o investigador possui em variáveis. Existem dois tipos de variáveis, as variáveis quantitativas – que implicam relações mensuráveis ou contáveis – e as variáveis qualitativas – que expressam atributos, qualidades ou opiniões dos indivíduos em estudo.
As primeiras podem ser discretas – apresentando vários valores possíveis (como o número de alunos de uma turma) – ou contínuas – em que os valores pertencem a uma gama (médias dos alunos de uma turma). Para as variáveis discretas, a distribuição da frequência surge em proporção à relação característica. Assim, temos, nas turmas de 10º ano de uma escola, por exemplo, 25% têm 22 alunos, 5% têm 23 alunos, 55% têm 24 alunos e 15% têm 25 alunos. Para as variáveis contínuas, esta distribuição é feita relativamente a um intervalo. Podemos ter, para o exemplo assumido, 5% dos alunos têm média entre os 0-4,9 valores, 20% dos alunos têm média entre os 5-9,9 valores, 50% têm média entre os 10-14,9 valores e 25% têm média entre os 15-20 valores. Estes resultados podem ser apresentados em gráficos contudo, enquanto que para as variáveis discretas só podemos utilizar gráficos de barras em que cada barra corresponde a um dos valores possíveis tomados, para o caso das variáveis contínuas podemos utilizar, do mesmo modo, gráficos de barras em que cada barra corresponde a um intervalo de valores ou gráficos contínuos.



As variáveis qualitativas podem ser ordinais – em que se atribui uma ordem aos resultados (como o grau de escolaridade dos encarregados de educação) –, nominais – em que não se pode estabelecer relação (profissões dos encarregados de educação). Os resultados da análise de variáveis qualitativas são, normalmente, apresentados em gráficos circulares.