segunda-feira, 30 de junho de 2008

Programa de análise de dados qualitativos

A investigação qualitativa envolve instrumentos de recolha de dados – como a entrevista ou a observação – cujo tratamento é de difícil operacionalidade.
Há menos de 3 anos surgiu, na Universidade de Pittsburgo, nos Estados Unidos da América, um programa de codificação e análise de dados recolhidos por métodos qualitativos, o QDAP (Qualitative Data Analysis Program). Este programa propõe-se a tratar dados obtidos em entrevistas, notas de campo, transcrições de grupos de focus, blogs, documentos históricos e outras fontes de dados não tratados. O programa promete melhorar a validade dos resultados bem como a sua fiabilidade. Os técnicos que trabalham com o QDAP estarão em contacto directo com os investigadores que pretendam utilizar este programa para os aconselhar sobre a melhor estratégia de codificação para os dados que pretendem trabalhar.
Este programa tem disponível, no seu site (http://www.qdap.pitt.edu), informação, em regime de tutoria, sobre um novo kit de análise desenvolvido pelos seus técnicos, o CAT (Coding Analysis Toolkit), a que pode ser acedido pelos utilizadores online.

Sem comentários: